sexta-feira, 29 de março de 2013

Artigo: Por que super-heróis usam a cueca por fora das calças?

Vamos direto ao ponto: Por que o super-homem, e muitos super-heróis de quadrinhos, tem a cueca por fora das calças? Já ouvi muita gente tentando explicar... alguns chegaram até a dizer um "símbolo de virilidade"... Ok, até pode ser um simbolo de alguma coisa, mas onde está a explicação plausível para isso? Existe? Sim...

Esses homens ao lado são os Muscle-mans! Homens que faziam exibições de força em circos de 1900 e atraiam milhões de espectadores na Europa. Percebam que todos, além de uma roupa colante típica de artista circense  têm um acessório em comum: um grande cinto e uma cueca apertada por fora das calças!


Welison Silva, atleta brasileiro
Alguém que tente levantar um cavalo terá problemas sérios de saúde! A força extrema pode prejudicar não apenas a musculatura do abdomem como "explodir" todos os órgãos de uma pessoa. A Cueca e o cinto apertado serviam para segurar suas musculaturas evitando que se rompessem durante o esforço! Ainda hoje, em competições de forço, durante as olimpíadas, esse recurso é usado. (e mesmo com esse cinto de segurança alguns esportistas já tiveram graves lesões)


E o que isso tem a ver com super heróis? Bastante coisa! Afinal, no "inconsciente coletivo" de meados de 1900 até 1950, época de criação da maioria dos heróis, todos conheciam os Muscles-Man. Logo, uma identificação positiva acontecia com seus uniformes: a criança via nos quadrinhos alguém que usava cueca de couro e um cinto forte e já associava visualmente com os Muscles-Mans, pensando em segundos "Esse herói é muito forte!".

Mas como o circo foi sumindo da vida moderna esse personagem foi ficando cada vez mais esquecido, até o ponto de hoje, onde ninguém mais o conhece... logo, ninguém mais associa a cueca por fora da calça a um status de força.

O Super-Homem teve seu uniforme muito bem construído conceitualmente. E seu símbolo, na época de sua criação, era muito válido. Os anos foram se passando o uniforme continuou o mesmo mas a sociedade mudou. Quem mais vai associar a cueca por fora com a força de homem de circo? Ninguém. 

O interessante é a força do papel contrário que tal símbolo gerou. Em vez de pensarmos "tem cueca pra fora significa ser igual ao homem forte do circo" pensamos "tem cueca pra fora, é um super herói"...   

Como o Super-Homem fez muito sucesso, os super-heróis que surgiam depois dele usavam o uniforme dele como a raiz da cadeia de pensamento do símbolo... assim para que os novos super-heróis fossem identificados como tal, eles deveriam parecer como o super-homem.

A primeira relação sígnica era real. Mas a segunda, era deturpada. Criada por simples repetição de algo que estava sendo sucesso...



Dane-se os conceitos: Funcionou? beleza! 


Se uma grande parte da população já aceitou isso não tem problema, o simbolo foi criado do mesmo jeito. Mas nesse caso, como o super-homem não é de fato a raiz do simbolo todos ficavam com uma pulga atrás da orelha "porque todo super-herói precisa de ter cuecas por fora da calça?" 

A década de 90 foi o início da geração de crianças que já não entendiam o porquê da cueca e isso gerou muita polêmica e anedotas... Nessa mesma época começaram a surgir heróis sem uniforme, e hoje em dia heróis como "bem 10" "super shock" e uma infinidade de outros, nem roupa colante usa. 

Recentemente a DC comics reformulou todos os seus personagens, e uma das reformulações foi retirar a cueca do super-homem... isso é bom? Talvez a criança dentro de você diga que não. Mas seu filho não vai ficar se perguntando porque todo o herói tem cueca por fora das calças. Ele vai curtir melhor a história!



---